A XV Parada Cultural e da Igualdade de Picos será realizada no dia 03 de dezembro. Segundo a presidente da ONG Fórum Nacional de Travestis e Transexuais, Negros e Negras (FONATRANS) e organizadora da parada, Jovanna Cardoso, neste ano de 2023 o evento acontecerá de forma reduzida tendo em vista a limitação de recursos. “Decidimos fazer para que não passe em branco”, frisou.
Jovanna também informou que tem conversado com a associação das paradas da diversidade no Brasil argumentando que esses eventos precisam ser reformulados.
“Elas precisam ser reformuladas, elas precisam parar de parecer um carnaval fora de época, porque a maioria da população LGBT é alienada, infelizmente, não se preocupa com direitos e deixa um grupo pequeno lutando”, declarou.
A presidente da ONG salienta que a comunidade LGBT precisa se preocupar com o momento político, o que pode ser atestado pela pequena participação na jornada da diversidade. “As pessoas da cidade praticamente não participam, mas no dia da parada está todo mundo em peso”, comentou.
A programação para o evento neste ano acontecerá entre os dias 01 e 03 de dezembro, com um seminário que ocorrerá no dia 02. O local que sediará o seminário será decidido posteriormente.