O governador Wellington Dias (PT) emitiu o Decreto N° 20.525 na tarde desta terça-feira (01) ampliando as restrições para a realização de eventos e funcionamento de estabelecimentos emergenciais. O Comitê de Operações Especiais de Combate a Covid-19 (COE) havia recomendado ao governador que emitisse um novo decreto tendo em vista o aumento de casos do coronavírus no Piauí. Pelo menos 10 hospitais do estado estão com a lotação das UTIs em 100%.
Wellington Dias proibiu a realização de carnaval no Piauí pelos poderes públicos e também pela iniciativa privada, ficando recomendado apenas os eventos familiares. O funcionamento dos clubes recreativos fica limitado a capacidade de 30%, enquanto shoppings poderão funcionar das 10h às 22h. O comércio em geral pode atender os clientes até às 18h.
O governador recomendou que as repartições públicas funcionem com apenas 50% da sua capacidade, enquanto determinados estabelecimentos como academias de ginástica, estádios esportivos, piscinas, bares, restaurantes, trailers, exijam o passaporte vacinal.