O ex-governador do Piauí, senador eleito e indicado para a chefia do Ministério Desenvolvimento Social do futuro governo Lula, Wellington Dias (PT), defendeu os programas sociais em entrevista concedida a emissora Globo News. Para o ex-governador, não existe a ideia de que as pessoas ficam “viciadas” em benefícios sociais. Citando o próprio exemplo, ele afirmou que o desejo do cidadão é melhorar de vida.
“Eu já vivi na pobreza, eu sei, ao contrário do que muitos dizem que as pessoas ficam viciadas, coisa nenhuma, quem está lá está por falta de alternativa. Mas o desejo é de dignidade, é de uma oportunidade. Quem já viveu o desemprego sabe o que é bater na porta todo dia e não encontrar uma alternativa”, frisou.
Wellington Dias afirmou que pretende apoiar as pessoas que estão na informalidade para que elas possam melhorar de vida, assim, os recursos do governo federal poderão ser destinados para outras áreas, atendendo ainda mais gente.
Ministério
O Ministério do Desenvolvimento Social, que será chefiado por Wellington Dias a partir de 1° de janeiro de 2023 é o responsável pelo Cadastro Único e o Bolsa Família, ou seja, atende diretamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social.