A Vigilância Sanitária de Picos multou o candidato a prefeito Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT), por descumprimento ao Decreto N° 135/2020, emitido na última sexta-feira (23), que trata sobre a suspensão dos eventos de campanha que promovam aglomerações de pessoas. A Prefeitura informou, através dos seus meios institucionais, que a multa foi emitida na segunda-feira (26) e é de R$ 50 mil.
O motivo para a autuação foi uma caminhada promovida no bairro São Vicente em que as imagens mostravam um número desproporcional de pessoas. Araujinho terá 15 dias para apresentar a defesa de impugnação.
O prefeito Pe. Walmir Lima (sem partido) emitiu o decreto alegando que os casos de coronavírus aumentaram consideravelmente depois do início do período eleitoral. Dessa forma os eventos de campanha estão suspensos na cidade até o dia 08 de novembro, uma semana antes do dia do pleito.
Recorrer
A advogada e candidatada a vereadora pelo MDB, Alice Luísa Barros Alencar, entrou com um mandado de segurança na Justiça Eleitoral pedindo a suspensão do decreto, alegando, dentre outros motivos, que o mesmo não faz sentido uma vez que os estabelecimentos comerciais continuam em funcionamento.