Nas últimas sessões realizadas na Câmara Municipal de Picos, diferentes vereadores têm feito constantes críticas ao serviço de limpeza e coleta de lixo na cidade, que é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos, chefiada desde o início do ano pelo vereador licenciado Dedé Monteiro (Progressistas). Os parlamentares lembram que quando Dedé Monteiro estava na Câmara, era muito critico dos serviços prestados por várias secretarias, inclusive a que ele hoje chefia.
A fala lembrando os discursos do vereador foi realizada pela vereadora Valdivia Santos (PT), que citou as críticas que Dedé Monteiro fazia ao genro dela quando ele chefiava a pasta de Serviços Públicos, na gestão passada. Valdívia já pediu a melhoria nos serviços de limpeza e principalmente coleta do lixo mais de uma vez.
Outro vereador que tem reiterado as críticas ao secretário de Serviços Públicos, é Afonsinho (MDB), que também lembra as cobranças feias feitas por Dedé Monteiro a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Essa pasta foi chefiada por indicados de Afonsinho por um ano e meio da gestão do ex-prefeito Pe. Walmir Lima (sem partido).
Na sessão da última quinta-feira (27), Dedé Monteiro teria enviado uma explicação para o atraso na coleta em alguns bairros e povoados da cidade. Ele disse que alguns servidores teriam sido infectados pelo coronavírus, mas a resposta não convenceu a oposição que entendeu que o número era muito pequeno para o atraso nos serviços.