A vereadora Valdívia Santos (PT) e o secretário de Serviços Públicos de Picos, Antônio Airton de Carvalho, destacaram, neste 16 de Maio, quando se comemora o Dia do Gari, o trabalho essencial desses servidores para a cidade. Mesmo em tempos de pandemia, há setores que não podem parar, e a limpeza pública é um deses. Munidos dos equipamentos de proteção individual e em regime de escala, como já acontecia antes, o trabalho deles continua.
“Parabenizo esses grandes profissionais pelo trabalho que desempenham pela nossa cidade, todos somos imensamente gratos, pois não seria possível imaginar uma cidade limpa sem vocês”, declarou a vereadora.
Airton Carvalho frisou que todos os anos a administração municipal promovia um café da manhã na sede da Secretaria de Serviços Públicos, localizada na Rua São Sebastião, para os servidores da limpeza. Infelizmente a ação se tornou inviável esse ano em decorrência do coronavírus, uma vez que as autoridades sanitárias aconselham evitar aglomerações.
“Juntávamos todos os colaboradores e festejamos esse dia com um café da manhã, brincando, conversando, confraternizando com palestras”, lembrou o secretário.
Contudo, mesmo sem o evento, Antônio Airton parabenizou toda a categoria. “Mas quero prestar a minha homenagem a todos os garis da cidade de Picos, que lutam dia e noite, com sol e chuva, para manter a nossa cidade limpa, é isso que desejo para eles, muita paz e saúde; vamos vencer essa batalha e desejo um feliz Dia do Gari para eles porque são verdadeiros guerreiros”, declarou.
Airton Carvalho explicou que o trabalho dos servidores da limpeza sempre aconteceu em forma de escala. Aqueles que fazem a coleta do lixo pela manhã, das 07h às 12h, não trabalham à tarde, voltando ao serviço apenas no dia seguinte. Como as equipes são divididas por veículo, não há riso de aglomeração. “Continuamos da mesma forma, pois funciona em regime de escala”, frisou.
Pelo menos 150 pessoas fazem a limpeza púbica da cidade.