A sessão da Câmara Municipal de Picos realizada nesta quinta-feira (11) foi marcada por importantes deliberações lideradas pela vereadora Valdívia Santos (PT). A parlamentar comemorou a aprovação de matérias voltadas para a valorização cultural do município e pediu melhorias essenciais na iluminação pública de bairros locais, além de destacar o calendário festivo e o volume de investimentos na cidade.
Valorização da Cultura Hip-Hop
Um dos grandes destaques da sessão foi a aprovação, em segunda votação, do Projeto de Lei de autoria de Valdívia Santos que institui o dia 20 de novembro como o Dia Municipal do Hip-Hop, criando também a Semana de Valorização da Cultura Hip-Hop no âmbito do município.
Ao defender o projeto na tribuna, a vereadora ressaltou o papel da iniciativa na construção de uma agenda cultural sólida.
“É uma conquista importante. Como no dia 5 de outubro se comemora o Dia da Cultura, vamos promover, até lá, uma programação para inserir essas datas culturais e dar maior visibilidade a esses acontecimentos”, pontuou a parlamentar.
Cobrança por Iluminação Pública
No campo da infraestrutura, Valdívia Santos apresentou um requerimento direcionado à coordenação do Fundo Municipal de Iluminação Pública (FUMIP). No documento, ela solicita a reposição integral das lâmpadas de iluminação pública em todas as ruas dos bairros Samambaia e Morada Nova.
A vereadora enfatizou o apelo dos moradores por melhorias e segurança: “As pessoas me pediram que, se possível, sejam trocadas por lâmpadas de LED. O bairro Morada Nova precisa ser visto quanto à iluminação pública. Me garantiram que, assim que esse material chegar, farão a reposição das lâmpadas nos dois bairros.”
Picos Cidade Junina e Calendário de Eventos
Durante seu pronunciamento, a vereadora também agradeceu aos colegas parlamentares pelos elogios recebidos em torno do evento Picos Cidade Junina. Ela fez questão de enaltecer o trabalho da secretária municipal de Cultura, Sibelly Martins, classificando-a como extremamente comprometida e destacando sua gestão à frente da pasta.
Ainda sobre o circuito junino, Valdívia detalhou a organização do Festival de Quadrilhas, que acontece entre os dias 12 e 14 de junho. Segundo ela, o formato foi planejado de maneira estratégica pela prefeitura, que optou por separar os shows e as apresentações das quadrilhas em finais de semana distintos para otimizar o evento.
Parcerias e Obras no Município
Por fim, o pronunciamento reforçou o bom momento de investimentos que a cidade atravessa, sendo classificada como um “canteiro de obras”. A parlamentar expressou agradecimentos ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e ao pré-candidato a deputado federal Zé Santana, destacando a articulação política de ambos para a destinação de obras e recursos que impulsionam o desenvolvimento de Picos.