O vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (MDB), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Picos para o biênio 2025-2026 por unanimidade. A chapa encabeçada pelo parlamentar foi votada por todos os 17 parlamentares que passaram a compor o Legislativo Picoense. Os quatro parlamentares da oposição optaram por não apresentar uma chapa e seguir o consenso.
Os demais integrantes da Mesa Diretora são: Arimateia Luz (PSB), 1° vice-presidente; Valdívia Santos (PT), 2° vice-presidente; Eriberto Leal (PSD), 1° secretário; e Creusa Nunes (MDB), 2° secretária.
Ao longo dos dias que antederam a posse dos parlamentares, Rinaldinho foi recebendo gradualmente o apoio de todos os vereadores que formam a base de apoio de Pablo Santos – 13 parlamentares. Os votos da oposição vieram espontaneamente, uma vez que ele não os buscou.
Discurso
Em seu discurso, Rinaldinho agradeceu a votação recebida dos picoense – um total de 2.192 votos, ficando em segundo lugar entre os 17 eleitos. Ele também agradeceu a sua família, ao prefeito Pablo Santos e aos colegas vereadores que votaram nele.
Rinaldinho lembrou que ingressou na Câmara Municipal em 2005, após ser eleito em 2004. São 20 anos de legislativo e seis eleições consecutivas, colocando-o entre os parlamentares com mais mandatos seguidos na história de Picos.
Emocionado, ele lembrou que aceitou o desafio de disputar o pleito de 2004 a pedido do então deputado Warton Santos, e encontrou na política a sua verdadeira vocação.
O vereador também lembrou a ausência do seu pai, José Rinaldo Cabral (in memoriam), que sempre o apoiou e o desafiou a se superar. Rinaldinho administrará um legislativo coeso em torno da figura do prefeito Pablo Santos, contanto com uma maioria de 13 vereadores da situação contra quatro da oposição. Ele prometeu tratar democraticamente a minoria oposicionista.