O vereador Matusalém Almeida (PTB) solicitou, através de requerimento, que o Piauí Pet Castramóvel, projeto do Governo do Estado, atenda Picos com urgência. O pedido foi formalizado na sessão realizada na tarde desta quinta-feira (01), na Câmara Municipal. O vereador argumentou que a cidade precisa do veículo, tendo em vista a grande quantidade de animais nas ruas. “Precisamos que seja feita uma ampla campanha de castração”, comentou o vereador.
Matusalém informou que o Piauí Pet Castramóvel poderia ser deslocado para Picos permanentemente, tendo em vista a situação da cidade. Contudo, se não for possível, que campanhas de castração sejam realizadas periodicamente. “No entanto, se o governo entender que não é possível, que possa trazer o castramóvel de forma itinerante, todo final de semana ou a cada 15 dias”, comentou.
O vereador acompanha a situação dos animais de rua em Picos e afirma que tem ouvido sempre os relatos da população. “É uma situação difícil, os animais estão nas ruas, sem alimentação, com feridas expostas, sem vacinação, o que pode levar risco à saúde das pessoas. Com a castração dos animais, evitamos a longo prazo que aumente a quantidade deles nas ruas”, comentou.
Matusalém também defendeu as campanhas de adoção responsável que vem sendo realizadas pela a ONG dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), como uma forma de tirar os animais da rua.
Apoio
Matusalém destacou o trabalho do deputado estadual Icemar Lavor Neri, Nerinho (PT), que foi o autor do projeto de lei que reconheceu a APAPI em nível estadual, além de ter sido o primeiro a destinar recursos, através de emenda parlamentar, para a ONG.
“Estamos sempre conversando com ele (Netinho), pedindo apoio nesse sentido, e cobraremos a ele para que possa conseguir com o Governo do Estado esse serviço”, frisou.
Piauí Pet Castramóvel
O projeto Piauí Pet Castramóvel será lançado oficialmente pelo Governo do Estado no dia 05 de junho. O projeto pertence a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). A ideia é que ele possa circular pelo Estado atendendo os municípios.