DestaquesPolítica

Vereador eleito Filomeno Portela confirma que Câmara Municipal deve por fim a reeleição do presidente

Foto: Jailson Dias

Os oito vereadores que formarão a base aliada do prefeito eleito Gil Paraibano (PP), a partir de 2021, já realizaram reuniões para decidir quem será o nome que disputará a presidência da Câmara Municipal no dia 1° de janeiro de 2021. Ele endossou a fala do vereador Francisco das Chagas de Sousa, Chaguinha (PTB), de que haverá um nome de consenso dentre os oito parlamentares e que não haverá mais reeleição para o cargo de presidente do Legislativo.

“A reeleição foi criada nessa casa não como uma conquista da sociedade, mas para burlar, só para se perpetuar, para driblar, e isso nós tínhamos que acabar e isso foi consenso”, frisou.

Filomeno disse ainda que não há possibilidade de formar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos com vereadores que farão parte da oposição a futura gestão. Ele disse ainda que seu nome não está a disposição para disputar o cargo de presidente agora e que o indicado através de consenso será divulgado nos próximos dias.

A reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Picos foi aprovada pelos vereadores em 2014. A partir de então, o presidente do Legislativo naquela época, vereador reeleito Hugo Vitor (MDB), conseguiu renovar o seu mandato consecutivamente. Ele está no cargo desde 2012, totalizando, portanto, oito anos.