A van que deixou o município de Picos na tarde da quinta-feira (02), com os venezuelano e ao que parece bolivianos também, foi barrada na entrada de Floriano. Assim que a Vigilância Sanitária tomou conhecimento que esse veículo e mais uma picape com a bagagem dos passageiros se dirigia para aquele município, tomou providências, pedindo o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação de Floriano, a Vigilância Sanitária do município observou o protocolo sanitário que procura evitar a disseminação do coronavírus, fiscalizando veículos e orientando a população. Os estrangeiros nem chegaram a entrar na cidade.
Os dois veículos que transportavam os estrangeiros, pertencem a Prefeitura de Picos. Eles foram reabastecidos e aos passageiros (aos quais foi dado algum dinheiro para a compra de mantimentos) foi perguntado se queriam voltar ou se preferiam seguir viagem. Eles escolheram seguir para Teresina, de onde pretendem chegar ao município de Açailândia no Maranhão.
O grupo havia chegado em Picos na noite da quarta-feira (01), e no dia seguinte, por volta das 15h30min foram encaminhados para Floriano.