A campanha de vacinação contra o sarampo deveria acontecer entre julho e agosto, com previsão de termino para 31 deste mês, mas houve um problema, as doses enviadas pelo Ministério da Saúde foram insuficientes para contemplar o público alvo, pessoas entre 20 e 49 anos. Segundo a supervisora de imunização, Mariana Fontes, Picos recebeu apenas duas mil doses da vacina para uma população de 31 mil pessoas da faixa etária destinada.
Mariana explicou que diante do reduzido número de doses, a Secretaria de saúde está realizando a atualização da caderneta de acordo com a situação viral. “Se a pessoa já tiver com o esquema completo da vacina, não precisa mais receber ela”, explicou.
A supervisora informou ainda que a atualização da caderneta pela Secretaria de Saúde tratou-se de uma orientação das instâncias superiores.
“Além disso, a coordenadora da Rede de Frio da Regional de Saúde orientou que fosse feita apenas a atualização, tanto pela falta de vacina como pelo risco dos usuários desenvolverem caxumba se tomarem mais de 3 doses da Tríplice Viral. Como vem acontecendo em algumas cidades”, relatou Mariana Fontes.