A Universidade Federal do Piauí (UFPI) completa 50 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 1° de março. Há exatos 50 anos a constituição da instituição de ensino superior acontecia devido a fusão de “cinco faculdades: Faculdade de Direito, instituição federal; Faculdade de Medicina, instituição estadual; Faculdade de Filosofia, instituição criada pela Igreja Católica; Faculdade de Odontologia, instituição criada por profissionais da odontologia com apoio do governo do estado; e Faculdade de Administração, instituição com sede em Parnaíba e criada pela iniciativa privada”.
Para a criação da UFPI houve a participação de diferentes segmentos: governo federal, governo estadual, iniciativa privada e sociedade civil organizada.
Na época da criação da universidade, o Brasil vivia sob uma ditatura militar, liderada naquele momento pelo general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), enquanto o Piauí era governado pelo engenheiro Alberto Silva (1971-1975), indicado para o cargo pelos militares.
Atualmente a Universidade Federal está presente em quatro cidades do Piauí, além de Teresina: Bom Jesus, Floriano, Picos e Parnaíba. Nesta última, houve a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), que está sob a tutela da UFPI, mas regimentalmente é uma instituição independente.
Em Picos a UFPI se faz presente com a oferta de 11 cursos, o mais recente deles, de Medicina, implantado em 2014.
Atualmente a instituição está oferecendo as aulas através da modalidade remota, tanto para as graduações como para os programas de pós-graduação devido a pandemia do coronavírus.