CulturaDestaques

Um pouco de história: Dia do Piauí

Neste sábado, 19 de Outubro, comemora-se o Dia do Piauí. A data marca a adesão da Vila de Parnaíba à Independência do Brasil, que havia sido proclamada por Dom Pedro I no mês anterior, em 07 de setembro de 1822.

O movimento de independência do Piauí foi liderado pelo comerciante e líder político Simplício Dias, contudo, ele e seus seguidores não tinham forças militares para manter o movimento.

A ação de Simplício Dias desencadeou uma série de acontecimentos, como a ocupação de Parnaíba pelas forças portugueses comandadas pelo Major João José da Cunha Fidié.

Em seguida, em 24 de janeiro de 1823, o presidente da Capitania do Piauí, Manuel de Sousa Martins (futuro Visconde da Parnaíba), a partir da capital Oeiras, aderiu a independência do Brasil.

O comandante português decidiu atacá-lo, mas entre Parnaíba e Oeiras foi interceptado pelos piauiense onde hoje está sediada a cidade de Campo Maior, no evento que ficou conhecido como a Batalha do Jenipapo, travada em 13 de março de 1823.

O Major português conquistou uma “vitória de Pirro”, pois ficou incapacitado de seguir até Oeiras, e teve de se retirar do Piauí, sendo posteriormente preso.

Assim, o Piauí conquistou através de muita luta a sua independência!