Um mês após o anúncio da reforma da sede da 9° Gerencia Regional de Educação de Picos, pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC), ainda não há sinal de que as obras venham a ter início. Nossa equipe esteve lá na manhã desta terça-feira (18) e constatou que a situação continua a mesma. O prédio está deteriorado, sem portão, com o mato seco por todos os lados e algumas roupas jogadas pela calçada, indicando que pessoas estiveram por ali recentemente.
No mês de junho fizemos uma reportagem a pedido dos moradores da Rua Monsenhor Hipólito, onde fica endereçada a 9° GRE. Eles reclamavam do perigo a que estavam expostos, uma vez que muitas pessoas estavam usando o prédio abandonado para consumir drogas. Na ocasião chegamos a conversar com uma mulher que afirmava residir ali com o marido, dentro do terreno do prédio abandonado, sem nenhuma condição de subsistência.
Os moradores afirmaram que ouviram a expressão “Nova Cracolândia de Picos”, dita por usuários de entorpecentes, referindo-se a 9° GRE.
O prédio da 9° GRE está abandonado desde fevereiro de 2016, quando os servidores foram transferidos para desempenhar as suas funções na Escola Normal Oficial de Picos (ENOP).
Além da gerência também foi prometida a reforma e ampliação das escolas de Picos: CETI Mário Martins e Unidade Escolar Miguel Lidiano.