Em nota divulgada através do seu site institucional, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) acenou que as aulas do primeiro semestre de 2022, que se iniciam no dia 07 de fevereiro, serão híbridas – presenciais e remotas. O texto apresenta um preâmbulo sobre os passos adotados pela reitoria quanto as aulas do próximo ano. Algumas manifestações foram realizadas pelos estudantes, inclusive no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, pedindo transparência a instituição.
As aulas da UFPI têm acontecido de forma remota desde o início da pandemia do coronavírus, em 2020. Com o avanço da vacinação e a redução dos casos de Covid-19, os estudantes têm buscado respostas.
A preocupação quanto ao retorno das aulas presenciais é maior entre os acadêmicos dos cursos de licenciatura e técnicos, que não querem uma graduação em EaD.
A Reitoria da UFPI alega que sempre esteve aberta ao diálogo com os acadêmicos e que recebeu comissões para debater como será o ensino em 2022. Através de notas, o reitor Prof. Dr. Gildásio Guedes, alega que a instituição não tem condições financeiras de retomar as aulas presenciais no próximo ano. Ele esteve recentemente em visita a Brasília – DF para tratar desse assunto.
Os estudantes pedem que o reitor se uma a comunidade acadêmica para somar forças e buscar recursos para a universidade, bastante penalizada com os sucessivos cortes orçamentários.