A expectativa é a de que a TV Cidade Verde de Picos comece a transmitir a sua programação a partir do dia 25 de abril, através do canal 5.1. A informação é do diretor de jornalismo da emissora, Clebson Lustosa. Recém-chegada a Picos, a TV Cidade Verde já ampliou o mercado de trabalho para os comunicadores, contratando jornalistas formados na Faculdade R.Sá e no Campus local da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Clebson Lustosa, ele mesmo formado em jornalismo pela Uespi – Campus de Picos, enfatiza esse papel de valorização da academia para o oferecimento de matérias de qualidade para a população. “A grande maioria dos nossos colaboradores são jornalistas, desde produtores, apresentadores, repórteres, editores de imagem e o pessoal que ficará na parte técnica”, relatou o diretor.
Com um prédio próprio, endereçado na Av. Senador Helvídio Nunes de Barros, ao lado do Picos Hotel, a TV Cidade Verde oferecerá uma programação local. Inicialmente a emissora exibirá o Notícia de Picos, a ser transmitido pela manhã, sob a apresentação da jornalista Jeandra Portela (também formada na Uespi local), e o Jornal de Picos, que será apresentado pelo Clebson Lustosa.
O diretor de jornalismo afirma que a ideia é expandir a programação no futuro, com programas de entretenimento. “É algo que vai acontecer naturalmente com o andar da carruagem”, frisou.
Para o diretor, Picos possui uma “veia jornalística muito forte”, destacando os cursos de jornalismo e os meios de comunicação existentes. “A chegada de uma emissora aqui em Picos vai trazer vários ganhos, não só para quem é da área, trazendo oportunidade de trabalho; é uma TV onde os estudantes de jornalismo poderão fazer estágio, onde profissionais que tem aptidão para a televisão terão essa oportunidade, e a TV Cidade Verde tem um padrão, tem uma marca forte na questão do jornalismo e na credibilidade. A população de Picos e região passa a contar com um canal de TV onde as pessoas vão poder se informar sobre os principais fatos e acontecimentos do centro-sul do estado, que será um espaço de passagem de voz para denúncias, reivindicações de melhorias para a comunidade e vitrine para os artistas e a cultural local.”, frisou.
Clebson frisou que a programação da Cidade Verde de Picos será eminentemente local, mas haverá um fluxo de informações com a emissora de Teresina.
Grupo de Mídia Cidade Verde
A TV Cidade Vede de Picos é filiada à TV Cidade Verde, emissora pertencente ao Grupo de Mídia Cidade Verde, com sede em Teresina. Além da emissora que funciona na capital, há ainda o site e três emissoras de rádio.