DestaquesEconomia

TRT determina que salário mínimo do comércio de Picos fique em 5,26% para 2021

Comércio. Foto: Jailson Dias

O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI) determinou que o salário mínimo do comércio de Picos seja reajustado em 5,26% para o ano de 2021. Diferente dos anos anteriores, em que se chegava a um acordo após negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Servidos (SINTRACS) e o sindicato patronal, o mesmo não se verificou neste ano, com isso os funcionários do comércio local receberam ao longo dos últimos 11 meses o mesmo vencimento do ano anterior, sem o reajuste. Sem um consenso, a discussão foi parar na justiça.

Segundo o presidente do SINTRACS, Marcos Holanda, esse é um momento para comemoração, uma vez que aguardavam a decisão da justiça há bastante tempo. A resolução do TRT foi publicada na última sexta-feira (17).

Marcos Holanda disse ainda que o reajuste de 5,26% corresponde a inflação do período. “Grande parte das empresas estava pagando o salário de 2020, R$ 1.140,00, mas agora terão de pagar retroativo, e disso causou muito prejuízo, tanto para o trabalhador quanto para as empresas”, comentou.

Quanto ao ano de 2022, Marcos Holanda informou que as decisões ainda vão acontecer, mas terão por base o reajuste determinado pela justiça.