Dois dias depois de instalados os totens de álcool gel são alvo de vandalismo em Picos. O primeiro equipamento danificado até o momento ficava no Banco do Brasil. No total foram adquiridos 10 totens para higienização das mãos pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles foram disponibilizados em pontos de grande movimentação popular, e numa época em que todo cuidado é pouco, se tornam essenciais para evitar a disseminação do coronavírus.
Na conta oficial do Instagram da Prefeitura de Picos foi publicada a seguinte mensagem:
“Isso não é legal. Essa semana distribuímos 10 totens de dispensação de álcool em gel em pontos estratégicos pela cidade. Mas, de nada adianta disponibilizar equipamentos que são essenciais para a população, se atos de delinquência como esse acontecerem. Vandalismo não é legal e prejudica a todos. Temos que colaborar e cuidar do que é de todos! #FicaADica”.
Na imagem pode ser visto o recipiente onde é depositado o álcool gel destruído. A prática é crime, mas não há informações se a Prefeitura de Picos registrará boletim de ocorrência.
Para acionar o dispositivo e ter a mão higienizada, basta pisar na base do toten e aparar o líquido. Quem comete um crime assim é um verdadeiro desumano.