Por: Ivonete Reis
A atual gestão vem investindo cada dia mais em educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças e jovens do município. A Prefeitura de Picos, Através da Secretaria de Educação disponibiliza desde 2013 do Programa de Atendimento Educacional Especializado, que é uma modalidade dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.
Em 2013, o atendimento acontecia em quatro escolas, atualmente esse atendimento foi ampliado abrangendo seis escolas municipais. Segundo a Coordenadora da Educação Inclusiva de Picos, Diassisa, a atual gestão disponibiliza todo material pedagógico necessário para o bom desenvolvimento do atendimento AEE. “É disponibilizado material pedagógico condizente com as dificuldades do aluno e principalmente profissionais especializados que desenvolvem um trabalho colaborativo com a equipe escolar e as famílias, viabilizando o processo de aprendizagem e de inclusão do público-alvo da educação inclusiva”, contou.
O atendimento acontece de duas a três vezes por semana no contraturno em que o aluno estuda, sempre agrupados em no máximo quatro alunos por horário. Nas seguintes escolas do município:
– Justino Luz;
– Padre Madeira;
– Celestes Martins de Deus;
– Duque de Caxias;
– Morada do Sol;
-Francisco Anacleto (Malhada Grande dos Anacletos).
O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
CCOM-PMP