CidadesDestaques

Supervisor do IBGE pede que população de Picos responda pesquisa sobre o coronavírus

Arquivo do entrevistado

O supervisor da pesquisa PNAD Covid do IBGE em Picos, Daniel Barbosa da Fonseca, pede que a população colabore e responda os entrevistadores quando estes ligarem em busca de informações. Ele enfatizou que os pesquisadores têm enfrentando muitas dificuldades para que as pessoas participem. Com o objetivo de que o entrevistado fique menos receoso quanto ao profissional do outro lado da linha, existe a possibilidade dele checar os dados dos técnicos pelo site do instituto ou pelo telefone.

Os servidores do IBGE têm trabalhado em “home office” devido a pandemia, o que, segundo Daniel Barbosa, é um desafio. A pesquisa começou dia 04 de maio. “A pessoa quando receber a ligação de um técnico do IBGE pode pedir os dados do entrevistador para ela examinar junto ao site do instituto (respondendo.ibge.gov.br), ou no próprio 0800 (800-721-8181)”, explicou.

Com isso o entrevistado pode pedir que o pesquisador ligue outra hora até que tenha checado os seus dados. Destaca-se que as informações coletadas pelos entrevistadores do IBGE são sigilosas, somadas a outros dados e usadas para fins estatísticos. A pesquisa PNAD Covid está acontecendo em todo o território nacional e tem por objetivo medir os impactos causados pela pandemia no Brasil e no nosso estado, em todas as esferas da sociedade: saúde, educação, trabalho economia.

“A base é sempre a semana anterior, o entrevistador liga para o seu domicílio hoje e vai perguntar as características que ocorreram na semana anterior; ela não tem um prazo definido para se encerrar”, explicou.

Daniel disse ainda que dessa forma será possível ter uma base de como a população tem sido impactada pelo coronavírus.

“Quanto a pesquisa em questão, a PNAD Covid, tem por objetivo identificar o número de pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal, as medidas tomadas para recuperação desses sintomas e a demanda pelo serviço de saúde, bem como identificar os impactos da pandemia no trabalho e nos rendimentos da população. Essas informações irão subsidiar a adoção de políticas públicas e a busca por soluções para os problemas causados pela doença”, frisou.