DestaquesEducação

Sucesso: 48 alunos do Colégio Machado de Assis de Picos ultrapassam 900 pontos na redação do ENEM

Colégio Machado no Centro de Picos. Foto: Jailson Dias

Nos últimos dias, os estudantes estão tomando conhecimento da pontuação atingida na redação do ENEM realizado em dezembro 2021. A redação é um critério fundamental para que o aluno ingresse no curso almejado na universidade. 48 alunos do Colégio Machado de Assis de Picos ultrapassaram os 900 pontos na redação, cujo total é 1000. Alunos como é o caso do Selton Jonas, Rony Rangel e André Kauan chegaram a 980 pontos. Enquanto outros: Maria Clara, Janilton Sousa, Aila Moura, Lanna Louise, Flora Leal, Matheus Renan, Larissa França, Amanda Monteze, Kelly Cristine, Rielli Silva, Maria Isabella, Maria Heloise e Emanoel Reis atingiram os 960.  

Sobre os resultados da redação do ENEM o diretor do Colégio Machado de Assis, professor Francisco Machado, comentou que foram excelentes, algo que vem sendo conseguido há vários anos. Ele frisou que o colégio tem sido líder não só nos resultados conseguidos na redação, mas também em aprovações.

Diretor Francisco Machado. Foto: Jailson Dias

“Esse resultado veio a atender a expectativa que nós tínhamos, foi muito bom, liderança absoluta, e isso gera uma expectativa muito grande para o resultado da próxima semana que é o do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Estamos muito ansiosos, acreditando que se o resultado das redações se repetir, o Colégio Machado de Assis vai repetir um grande número de aprovações no ENEM”, destacou.

O diretor frisou que os números são fruto da dedicação e estrutura da escola, com os melhores professores de redação e o uso de técnicas como o “laboratório de redação”, o que e estende às outras disciplinas. “O laboratório de redação é um apoio; os nossos alunos fazem dissertações semanalmente, e temos vários tipos de correção com a maior plataforma de correção online do Brasil, que é o Brasil Onine, além das correções presenciais com o professor. Tudo isso nos diferencia”, frisou.

Professora de redação Rosiara Ibiapino

O Colégio Machado de Assis conta com o trabalho de dois professores de redação, um destes é Rosiára Ibiapino Araújo. Ela informou que recebeu o resultado do desempenho dos alunos com muita alegria, pois sabia que a correção deste ano seria mais exigente. “Acabamos vencendo no final. Deu tudo certo”, destacou.

Rosiara explicou a metodologia aplicada nas aulas de redação. “Divido o Ensino Médio em três frentes: 1- Estrutura textual; 2- Critérios de correção da banca FVG (que é a banca que corrige o Enem); 3- Eixos temáticos. Em vez de tentarmos adivinhar o tema, nos preparamos para elaboração de uma boa redação, seja qual for o tema. Em vez de apostarmos em receita de bolo, vamos pelo caminho mais difícil, árduo, mas infalível”, relatou.