A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde promoveu na manhã desta segunda-feira, (02), uma reunião voltada para discutir a execução do Projeto Passo à Frente que é uma parceria da SMS com a Secretaria de Saúde do Estado – SESAPI. A reunião tinha como objetivo orientar os profissionais da saúde envolvidos nesse projeto.
O Programa Passo a Frente consiste em dar assistência as pessoas com deficiência, disponibilizando equipamentos que auxiliam na locomoção.
A Coordenadora de Assistência Social da SMS, Maria de Jesus, conhecida como Maninha explica como vai proceder a execução do Projeto dentro do município de Picos.
“Esse projeto vai acontecer de 9 a 13 de maio, e as pessoas com deficiência poderão solicitar cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, bengalas, andador, calçado para pé diabético, próteses, órteses, botas ortopédicas, durante esse período. Mas para isso, existe uma documentação necessária para que seja feita essa solicitação, que são: prescrição médica, comprovante de residência, RG. CPF, cartão do SUS, título de eleitor e E-SUS individual e domiciliar e número de telefone para contato. Então, o público-alvo desse projeto vai até a Unidade Básica de Saúde ou entra em contato com seu Agente Comunitário de Saúde para solicitar esses meios de locomoção”, explicou Maninha.
A Secretária de Saúde, Tatiane Gil, participou da reunião e ressaltou a importância do Programa Passo à Frente para a população que necessita dessa assistência. “Picos será a cidade sede e mais 11 municípios irão participar desse projeto que é de extrema importância e é uma oportunidade ímpar para a população que necessita, adquirir seus instrumentos de locomoção, pois estaremos disponibilizando órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho. Geralmente, esses processos para aquisição desses materiais demora de oito meses a um ano para vir para o Estado, mas a intenção desse Programa é agilizar essa entrega”, ressaltou a Secretária de Saúde.
O Programa conta com o apoio dos profissionais que atuam na saúde que são: Assistente Social, Enfermeiros, Fisioterapeutas e Agentes Comunitários de Saúde. O encontro, além de reunir esses profissionais mencionados contou com a colaboração de outros coordenadores da SMS.
CCOM/PMP
Por: Jackelany Vasconcelos