Os servidores efetivos do Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL) aderiram à greve geral iniciada em todo o estado nesta quinta-feira (25). Os profissionais fizeram um ato em frente ao hospital durante a manhã para informar a sociedade sobre a paralisação por tempo indeterminado. O movimento abrange várias categorias: técnicas de enfermagem, enfermeiros, auxiliares, fisioterapeutas.
A decisão de cruzar os braços foi tomada no último dia 19 de junho. Dentre as reivindicações dos servidores estão o pagamento da insalubridade de 40% e a melhora dos Equipamento de Proteção Individual (EPIs).
Os grevistas cobram do governador Wellington Dias (PT) o acordo firmado em 2016, quando ele se comprometeu perante a justiça a garantir as progressões e promoções aos quais tem direito. Além disso, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) denuncia que mais de 400 enfermeiros já foram contaminados com o coronavírus no estado.
Em nota o Governo do Estado disse lamentar a paralisação dos profissionais da saúde e informou que tomará as medidas judiciais cabíveis.