Dando sequência a série de reportagens “Mulheres na Política”, que aborda as lideranças femininas que exercem cargos públicos na região de Picos, o Boletim do Sertão conversou dessa vez com a vereadora de Geminiano, Maria Cipriano (PP). Eleita com 542 votos no dia 15 de novembro de 2020, o que equivaleu a 10,61%, ela ficou em primeiro lugar entre os nove parlamentares e logo após tomar posse no dia 1° de janeiro, foi eleita para presidir a Câmara Municipal. Essa foi a primeira vez que ela disputou uma eleição. “Tentarei dar o meu melhor e desempenhar meu papel de presidente da Câmara com maestria”, declarou.
A vereadora disse já ter em mente requerimentos que serão apresentados na primeira sessão do ano. Sobre a motivação para adentrar na política, Mariana Cipriano disse busca seguir o exemplo do seu pai.
“O que me motivou a ser candidata foi seguir o exemplo do meu pai (José Josival, o GG) como secretário de Saúde, que já tem um ótimo e grande serviço prestado no município e quero dar continuidade”, declarou.
Sobre a participação das mulheres na vida pública, decidindo questões referentes a coletividade, ela declarou: “As mulheres lutaram muito para serem vistas e conquistaram seu próprio espaço. Antigamente não tínhamos direito de votar. E hoje temos uma quantidade significativa na política. E nossa participação é muito importante. Principalmente se desenvolvermos políticas públicas voltadas para o nosso sexo”, frisou.
Mariana Cipriano disse que também vai apresentar projetos voltados para as mulheres, e manda um recado para aquelas que também aspiram participar da vida pública: “Entrem, sejam fortes e corajosas. É uma caminhada difícil, mas prazerosa. Cansativa, mas realizadora”, declarou.
Além de Mariana, a Câmara Municipal de Geminiano conta com a participação de outra mulher eleita no último pleito, vereadora Graça de Messias (PP).
Fotos: Wanantha Borges