DestaquesGERAL

Seminário sobre mulheres rurais e as relações de gênero no semiárido acontece em Picos

Em preparação para seu encerramento oficial em agosto, o Projeto Vivi o Semiárido realiza uma série de eventos que tem por objetivo apresentar as ações, investimentos, resultados e impactos do nos Territórios de atuação e nos segmentos que formam o público prioritário.

É um momento importante de compartilhamento do resultado dos esforços e do trabalho dos executores do Projeto, refletindo com a sociedade e o publico beneficiário sobre o alcance e os aprendizados que resultaram da atuação do PVSA e o legado que ficará para o Estado, FIDA, parceiros, entidades, famílias atendidas e suas organizações.

Mulheres rurais formam o público prioritário do Projeto Vivi o Semiárido. Nos últimos 10 anos foram apoiadas 2.880 mulheres com Projetos de Investimento Produtivo em 63 Projetos. Os investimentos totalizaram R$16,6 milhões em atividades diversas relacionadas com as cadeias produtivas prioritárias apoiadas pelos PVSA.

O evento, que teve início nesta quarta-feira (13) e segue até quinta-feira (14), destaca a presença das mulheres na posição de lideranças, mulheres empoderadas e responsáveis pela geração de renda de suas famílias em contraste com o feminicídio, diminuição crescente do papel da mulher na política e em outros espaços.

Em Picos, por exemplo, foi executado o projeto Mulheres e Reuso de Água nos sistemas de produção familiar: soluções para convivência com o semiárido.  Durante o evento, as mulheres executoras do projeto compartilham os resultados, refletindo com a sociedade e o publico beneficiário sobre o alcance e os aprendizados.

O Projeto Viva o Semiárido – PVSA, resulta do Acordo de Empréstimo nº I-788-BR contratado pelo Governo do Estado do Piauí junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, em 09 d abril de 2013, para ser executado no período de 2013 a 2022.

O Projeto tem como finalidade contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores e produtoras rurais, e integra a estratégia do desenvolvimento territorial sustentável e participativo do Governo do Piauí, da qual fazem parte as políticas públicas de redução da pobreza e do desenvolvimento rural.

Fonte: ascom