Por: Jackelany Vasconcelos
Na tarde da última segunda-feira (19), a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM, realizou o encerramento da Semana de Meio Ambiente com a entrega de prêmios dos concursos de fotografias e reportagens.
Este ano, o concurso de reportagem teve como tema “Da terra do alho à terra do mel: exploração e degradação dos recursos naturais de Picos”. Já o concurso de fotografia abordou a temática da “Ocupação irregular de áreas de preservação permanente”.
Em primeiro lugar com a reportagem intitulada “A Essência do Rio Guaribas: entre desafios ambientais, uma história complicada”, ficou o estudante de Jornalismo, Edielson Teixeira. Em segundo lugar, com a reportagem “Da glória à decadência: um futuro que merecia ser passado”, a jornalista Jaqueline Figueiredo.
Veja as reportagens!
Na categoria de fotografia, os vencedores foram, em primeiro lugar, o estudante de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, João Mikael; em segundo lugar, a jornalista Jaqueline Figueiredo.
A ganhadora do segundo lugar do concurso de reportagem e fotografia, a Jornalista Jaqueline Figueiredo, falou acerca da importância de concursos como este, uma vez que incentiva a busca pelo conhecimento. “Muito importante, não só porque incentiva as pessoas a escreverem, não apenas a tirar uma foto, mas incentiva as pessoas, profissionais do Jornalismo, estudantes, a estudar, a buscar conhecimento, e a partir dessa busca por conhecimento, a gente tem a oportunidade de apresentar uma solução para aquele problema, que estamos mensurando na nossa reportagem, na nossa fotografia. Não é importante só pelo prêmio, não apenas em lutar por uma vaga, mas também fazer a nossa parte, contribuindo com algo que vai trazer uma coisa positiva ou uma solução para o problema”, disse.
A Educadora Ambiental, Ruthy Costa, destacou que a Semana de Meio Ambiente contou com uma participação muito grande da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, e que o evento foi muito proveitoso em relação às temáticas abordadas.
“A Semana de Meio Ambiente superou todas as nossas expectativas, tanto o passeio ciclístico que tivemos uma participação muito boa em quantidade de participantes, pessoas de todas as idades, foi uma manhã de domingo muito proveitosa em relação ao nosso passeio. Já em relação ao nosso seminário, principalmente diante da temática que foi escolhida, que foi o olhar sobre o cerrado e caatinga, que são os nossos biomas piauienses, e principalmente, porque nós trouxemos palestrantes que estão desenvolvendo atividades, pesquisas específicas sobre esses biomas”, disse.
Ainda de acordo com a Educadora Ambiental, Ruthy Costa, o seminário foi um momento compartilhar saberes dentro da temática escolhida. “Então, foi uma oportunidade de a gente compartilhar conhecimento e ter acesso a resultados recentes de pesquisas sobre o que está acontecendo próximo a nossa realidade e dentro do nosso município, então, esse olhar de aprendizado sobre os biomas caatinga e cerrado foi fundamental, e tivemos um público também bem diversificado, com profissionais da área, estudantes de diversas áreas desde a enfermagem, biologia, administração. De fato, o seminário, com essa temática trouxe um ganho de conhecimento gigantesco, e esperamos que na próxima edição, a gente consiga dobrar a meta e superar as expectativas, assim como a gente teve esse ano”, pontuou a educadora ambiental, Ruthy Costa.
CCOM/PMP