DestaquesGERAL

Seme de Picos participa da 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo

Foto: Divulgação

Aconteceu em Picos, neste sábado (05), a 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. O evento reuniu centenas de pessoas de diversas entidades picoenses que lutam pela causa. Entre elas estava a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Picos que tem se colocado à frente de projetos que abraçam pessoas com TEA dentro das escolas, além das demais neurodivergências.

A inclusão é uma das importantes bandeiras levantadas pela Seme Picos, que, este ano, inovou a Educação do município com a presença de profissionais de apoio nas salas de aula em que há a presença de alunos neurodivergentes, inclusive com TEA. Além disso, está capacitando esses profissionais por meio do projeto Multilab, idealizado pela UFPI e Uespi, para que eles saibam agir nas mais diferentes ocasiões dentro das salas de aula.

A Secretária de Educação, Mary Dantas, destacou o compromisso que a gestão tem para com as crianças com TEA, a fim de integrá-las junto à sociedade, desenvolvendo as habilidades individuais e coletivas de cada uma delas.

“Estou muito feliz por estar participando desse evento. A Secretaria de Educação tem o compromisso com as crianças autistas. Nós temos um olhar com muito cuidado e carinho. Esse é um compromisso da gestão. Estamos qualificando nossos profissionais para que eles possam atender e integrar as crianças com autismo, para que consigamos que eles interajam com suas habilidades e com suas diferenças dentro da sociedade”, frisou Mary Dantas.

Joselma Gomes, coordenadora de Educação Especial Inclusiva da Seme Picos, fala da importância do evento para o município.

“Promover um momento como este, em que as pessoas se mostram dispostas a abraçarem a inclusão, nos faz perceber que estamos trilhando o caminho certo. É preciso olhar com amor e respeito as diferenças, acolhendo-as e compreendendo que ser diferente também é normal. Como parte da equipe da Educação de Picos, temos trabalhado para que nossas crianças se sintam parte desse todo que compõe a sociedade, como membros que estão atrelados ao corpo, seja ele estudantil ou social”, enfatizou.

Iara Portela, coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Seme Picos, destacou os preparos que a gestão tem tido no que tange o cuidado das crianças com atipicidades.

“Somente em nosso município são quase 600 crianças laudadas com alguma atipicidade. Uma grande parte com TEA. Temos observado um grande número de alunos que também não possuem laudo. Então temos trabalhado diuturnamente para identificarmos essas crianças, pois é preciso ter um olhar mais atento a elas, observando suas especificidades, suas necessidades e de que formas podemos atuar para integrá-las de forma respeitosa e responsável no meio social em que vivem. Para isso, também temos preparado nossos profissionais, neste primeiro momento, os de apoio, mas também estenderemos para os demais que lidam, rotineiramente, com estes estudantes. Só assim poderemos desenvolver uma educação com equidade e inclusiva na nossa cidade”, destacou.