As reformas no interior e exterior da sede da Prefeitura de Picos, que tiveram início no mês passado, estão previstas para encerrar no próximo mês de maio. Segundo o Coordenador dos Açougues Municipais, Bigode Branco, encarregado dos trabalhos, a intenção é melhorar toda estrutura da sede Administrativa Municipal.
Bigode Branco destaca que o Prefeito, Gil Paraibano, autorizou a realização do serviço, levando em consideração que uma boa reforma na estrutura das instalações físicas da Prefeitura proporciona mais conforto aos servidores. “O prefeito, Gil Marques de Medeiros, observando isso, me chamou para conversar e ele me pediu para fazer uma ampla reforma na nossa sede. Começamos mês passado e pretendemos terminar mês que vem”, disse Bigode Branco.
As reformas correntes na sede Administrativa Municipal, implicam desde a troca e instalação de equipamentos modernos dos sistemas elétrico e hidráulico, no âmbito interno, até a reestruturação de banheiros. Na parte externa, os serviços concentram a reconstrução de estacionamentos, canteiros e também a criação de uma mini praça.
Bigode Branco lembra que os recursos para manter as obras, decorrem do próprio município. São em média, R$ 30.000 reais mensais para manter custos de mão de obra e demais itens que compõem os serviços.
Sistema elétrico
Uma das maiores preocupações do prefeito, Gil Marques de Medeiros, segundo avalia o Coordenador dos Açougues Municipais, Bigode Branco, é com a manutenção do sistema elétrico do edifício. Segundo lembra o gestor, toda rede de energia interna apresentava precariedade, gerando riscos constantes para os usuários.
“É um absurdo o que tínhamos aqui. Todo conjunto elétrico exposto e defasado, podendo ocasionar incêndios e eletrocutar alguém. Trocamos tudo. Colocamos novos e modernos equipamentos que atendem aos preceitos vigentes no mercado. Isso gera segurança para todos”, explica o Coordenador.
Sistema hidráulico
Outro fator relevante nas reformas da sede da Prefeitura, diz respeito ao sistema hidráulico, onde toda rede de abastecimento e descarga de líquidos, foram trocados, assegurando perfeito escoamento dos resíduos. Bigode Branco informa ainda que problemas nesse sentido prejudicavam diretamente o despejo do sistema hidráulico, seja de ordem líquida ou sólida.
“Estava tudo desordenado. Os resíduos, águas e sólidos descartados, não escoavam de forma correta, pois encontramos toda a rede com problemas de entupimento. Refizemos e colocamos tudo novo e moderno”, ressalta Bigode Branco.
Estacionamentos
Os estacionamentos também estão passando por reformas e ampliação. Um conjunto de três, circunda a sede da Prefeitura. Segundo comenta Bigode Branco, a preocupação nesse sentido é dupla, já que, além de criar mais vagas para os usuários, existe ainda a intenção de melhorar o aspecto urbanístico no entorno do administrativo picoense.
“Aqui, queremos aumentar as vagas e tornar nossa sede num lugar mais agradável a todos. Queremos criar também uma espécie de pracinha, onde colocaremos bancos, onde as pessoas podem utilizar”, conclui.
Gabinete do Prefeito
Outra ação decorrente das reformas, diz respeito à remoção do gabinete do prefeito Gil Marques de Medeiros para o térreo do edifício. Antes no segundo andar, a referida mudança propõe facilitar o acesso ao próprio Prefeito, seus assessores e cidadãos que possam se dirigir à Prefeitura para tratar assuntos com o gestor.
CCOM – PMP
Por: Roberto Oliveira