Em entrevista remota ao Boletim do Sertão, o secretário de Saúde de Picos, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, comentou que a partir desta semana teremos o reflexo da abertura gradual do comércio local no que diz respeito aos casos de coronavírus. A retomada das atividades econômicas teve início dia 08 e se estendeu até o sábado (27), quando a justiça determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais. Entre o domingo (28) e a segunda-feira (29), a cidade viu o maior número de casos de coronavírus em 24 horas, foram 81 pessoas infectadas, totalizando 650 casos.
“A gente espera que a partir dessa semana comece a ter o reflexo da abertura do comércio”, comentou.
O secretário informou ainda que o elevado número de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 se deve também a grande demanda recebida pelo Centro Integrado de Especialidades Médicas de Picos (CIEM).
“Aumenta também a quantidade de testes realizados, estamos fazendo um grande número de testes, o número de pessoas atendidas no CIEM está muito grande, estão vindo pessoas de toda a região”, informou o secretário.
Na segunda-feira a Prefeitura de Picos informou que intensificará a fiscalização aos comércios que continuarem abertos, embora o número de pessoas transitando pelo centro da cidade pareça inalterado quanto aos dias anteriores.