O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, declarou em entrevista ao Boletim do Sertão que já há uma ambulância para ser destinada ao SAMU do município. Ele informou que na próxima semana irá tratar com o senador Ciro Nogueira (Progressistas) para conseguir a liberação desse veículo e pleitear mais uma ambulância. Nos últimos dias, a população picoense foi tomada de surpresa ao saber que existe apenas uma ambulância básica do SAMU para atender a demanda da cidade.
“Como temos uma aprovada, só está faltando a emenda, então vamos pedir mais uma ambulância porque duas para a cidade de Picos é pouco”, declarou Aldo Gil.
A Secretaria de Saúde de Picos decidiu também proibir que as ambulâncias do SAMU sejam utilizadas para transportar pacientes do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) para outras cidades.
O objetivo da decisão é evitar que a cidade fique desassistida. Desde que foi instalado em Picos, em 2006, o SAMU tem se mostrado imprescindível para a população, na atualidade é impossível imaginar a cidade sem esse serviço. Contudo, apenas um veículo não atende a elevada demanda do Município.