Segundo o Secretário de Saúde de Picos, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, o número de casos de pessoas com coronavírus na cidade, está dentro do esperado, tendo em vista o aumento das testagens realizadas diariamente. Segundo o último boletim, divulgado na noite da terça-feira (23), há 456 infectados com a Covid-19 no Município. Dr. Júnior informou que em torno de 2000 pessoas daqui e de vários municípios da região já foram atendidas no Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM), que ampliou a sua capacidade no início da pandemia.
Quanto ao crescente número de casos, o secretário destacou que eles não estão ligados com a abertura gradual do comércio iniciada no dia 08 de março, mas com o aumento das testagens, como já foi dito. “Nós só vamos sentir (o resultado da retomada das atividades econômicas) a partir da próxima semana, mas uma coisa é certa, essa pandemia, acredito eu, vai se estender até o final do ano, então nós temos que aprender a conviver com essa doença”, comentou.
O Dr. Júnior enfatiza que as pessoas têm de seguir as recomendações das instituições sanitárias, mantendo o distanciamento social, usando máscaras, higienizando constantemente as mãos.
Ele criticou a realização de festas clandestinas em Picos, cujas imagens acabam sendo compartilhadas nas redes sociais. “Acabar com essas festas que estão acontecendo por aí, isso que eu acho que a gente tem que bater e bater em cima, estão fazendo festas, aniversários e lives com aglomerações de pessoas, estamos vendo nas redes sociais, isso tem de ser combatido e acabado”, declarou.
O secretário acrescentou ainda que a abertura gradual do comércio não significou o fim da pandemia e a liberação para festas e demais eventos com aglomerações. Os cuidados continuam valendo.