O secretário de Saúde de Picos, Waldemar dos Santos Júnior, o Dr. Júnior, em entrevista remota ao Boletim do Sertão afirmou que a partir deste momento o número de pessoas curadas do coronavírus bem como os novos casos devem aumentar em igual proporção. Ele explicou que isso acontece porque as pessoas estão sendo testadas frequentemente, o que repercute na identificação de quem tem ou teve a Covid-19.
No mais recente boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos (SMS), na noite da segunda-feira (18), 37 pessoas estavam curadas da Covid-19 e o total de casos era de 114. Até o momento foram registrados três óbitos.
Em determinadas situações, o secretário informou que algumas pessoas testaram positivo para o coronavírus, mas já estavam curadas, ou seja, eram assintomáticas enquanto o vírus estava no organismo delas. Isso acontece porque os anticorpos IgG deram reagente e o IgM não-reagente, mostrando que a chamada “memória sorológica” do paciente revela que ele tinha a Covid-19.
Segundo o Dr. Júnior os casos aparecem com cada vez mais frequência porque toda vez que alguém testeapositivo para a doença a família dessa pessoa também passa pelo exame, com isso novos casos aparecem. Como as testagens aumentaram, os casos positivos devem continuar aparecendo, mas chegará um momento em que a doença entrará em decréscimo.