As ações do Pré-ENEM da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) continuam e, na manhã desta segunda-feira, 8, aconteceu uma audiência com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) para tratar do transporte dos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos dias 21 e 28 de novembro. Com a crise do transporte público na capital, a secretaria adiantou a conversa com a prefeitura para garantir que o Passe Livre possa ser usado e haja a ampliação da frota de ônibus.
A aplicação das provas, que acontecerá em dois finais de semana, terá uma grande quantidade de estudantes com necessidade de deslocamento e, por isso, o secretário de Educação, Ellen Gera, solicitou o encontro com o órgão de trânsito. De acordo com o superintendente do STRANS, a Superintendência vai se reunir com o Setut (empresários) para organizar um plano de trabalho para os dias de provas.
“Vamos garantir a circulação desses ônibus nos dias de provas e teremos uma conversa com os empresários para que possamos traçar uma estratégia segura nesses dias e funcionar com a mesma quantidade de veículos disponíveis no horário de pico, que são 100 da frota”, disse Cláudio Lima, superintende do STRANS.
O secretário Ellen Gera frisou que a durante a pandemia os estudantes se sentiram inseguros e isso refletiu na queda no número de presentes nos dias aplicação das provas do ano passado
“Não podemos deixar que a crise do transporte público de Teresina seja um empecilho para os estudantes que têm se dedicado incansavelmente na preparação para as provas. A conversa de hoje é para alinhar e garantir que o Passe Livre que vamos distribuir aos estudantes da Rede Estadual seja utilizado e eles tenham o transporte público como garantia para chegar aos seus locais de prova”, disse o secretário.
Fonte: SEDUC