A Semana Nacional do Trânsito teve início no dia 18, deste mês de setembro e eventos em alusão ao tema, ocorrem até o dia vinte e cinco em todo o país. O objetivo é estimular ações educativas que buscam conscientizar a sociedade quanto à segurança viária. Assim, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Picos, realizou na manhã desta terça-feira, 19, a abertura oficial da Semana de Trânsito de Picos 2023. A largada das ações foi dada com uma caminhada de conscientização na Avenida Getúlio Vargas.
“A secretaria tem buscado o diálogo com a sociedade para que a gente possa educar e não simplesmente punir. Estamos sempre imbuídos na educação do trânsito, é o nosso lema maior: fazermos um trânsito melhor, através da educação”, pontua Cristiano Portela.
Segundo a Coordenadora de Trânsito de Picos, Talita Lima, a ação visa promover campanhas educativas com o intuito de orientar e educar, tanto os pedestres quanto os condutores de veículos, ao invés de puni-los com multas.
“Nós buscamos fiscalizar e orientar o condutor para que haja uma diminuição dos acidentes, chamando a responsabilidade também da sociedade. As pessoas precisam saber que fiscalizar também é educar”, pondera a gestora.
A Semana do Trânsito de Picos foi pensada em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, SAMU e Sest Senat. No evento, serviços de saúde foram ofertados à população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros, numa colaboração do Sest Senat, unidade de Picos. O Coordenador do Sest Senat de Picos, Layon Feitosa, fala da importância da parceria.
“É uma parceria de longa data. Fazemos essa parceria com o objetivo de agregar os eventos que acontecem. Aproveitamos esses atendimentos para tirar dúvidas dos motoristas, oferecemos também serviços voltados para um trânsito mais seguro”, comenta.
A professora aposentada Ana Lúcia Leopoldo, realizou teste de glicemia e mediu a pressão arterial. A professora destaca a importância das ações em saúde, ofertadas pelos órgãos municipais, sobretudo em eventos dessa natureza.
“É muito importante. É uma boa ação. A pessoa fica sabendo sua glicemia, sua pressão. Isso é muito importante”, avalia a aposentada.
Programação