Hoje (02), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que tem como intuito aumentar o entendimento e promover a inclusão dessas pessoas na sociedade. A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, estará promovendo ações durante o mês de abril voltadas para conscientização dos estereótipos impostos sobre pessoas autistas, bem como as maneiras de inclusão que a secretaria municipal vem promovendo.
A coordenadora municipal da saúde que atua na pasta Pessoa com Deficiência, Emanuelle Reis, falou a respeito da data e como a Secretaria de Saúde promove a inclusão das crianças autistas.
“O objetivo da data é promover o conhecimento sobre o Espectro Autista e sobre as necessidades e o direito dessas pessoas autistas, reduzir a discriminação, o preconceito que cercam essas pessoas. A Prefeitura de Picos, em parceria com a Secretaria de Saúde, implantou o Projeto Musicoterapia: música para cuidar. É uma terapia através da música em parceria com a Clínica Girassol e a musicoterapeuta Pâmela, e que atende cerca de 30 crianças no projeto onde pretendemos ampliar o número de vagas incluir outros profissionais. Hoje, a gente está com uma feirinha neurodivergente em parceria com o projeto Girassol, que acontecerá hoje à tarde, na praça Félix Pachêco, a partir das 16h. E convido toda a população, as crianças e responsáveis para participar com a gente”, relatou a coordenadora.
Emanuelle Reis explicou como fazer para participar e falou sobrea a importância da música para o bem-estar das crianças autistas que frequentam o projeto. “O projeto é realizado na Clínica Girassol, com a Pâmela. Aqueles que se interessarem podem procurar a Pâmela, colocar o nome, levar o laudo médico e os documentos pessoais da criança. O nosso objetivo é aumentar essas vagas e a Prefeitura de Picos está empenhada aumentar o projeto porque juntos somos mais fortes. A música tem a terapia de ajudar na socialização e bem-estar dessas crianças. Estamos de aniversário hoje, completando três anos e o nosso sentimento é de gratidão a Prefeitura, ao secretário de saúde Aldo Gil e a Tatiane Gil que deu iniciativa a esse projeto”, pontuou a Emanuelle Reis.