DestaquesGERAL

Secretaria de Obras e 3° BEC iniciam desobstrução de bueiros e construção de valas para fácil escoamento de água das chuvas

A chuva de 165mm do último dia 29 de dezembro, que pegou a todos os picoenses de surpresa, e deixou vários estragos pela cidade, tais como alagamentos em BR, casas e ruas, deslizamentos e desmoronamentos, a Prefeitura de Picos, por meio de suas secretarias de Defesa Civil, Obras e Assistência Social, buscou uma parceria com o 3º Batalhão de Engenharia de Construção de Picos para alinhamento de estratégias de revisão dos danos deixados e prevenção pela previsão de intensas chuvas no município nesta semana.

Desde o dia 02, que os trabalhos iniciaram neste sentido, tendo em vista a previsão de mais de 100mm de chuva nesta segunda-feira. Contudo, devido a instabilidade do tempo, a possibilidade de chuva intensa passou para a próxima quinta-feira.

Com isso, equipes têm se mobilizado para desentupimento de bueiros, limpeza das ruas e também avaliação para início da limpeza do rio, considerando todas as questões ambientais, a fim de que não haja prejuízos ao meio ambiente.

Equipes estão espalhadas, pelos bairros DNER e Bomba, realizando trabalho de limpeza e desobstrução de bueiros.

O comandante do 3º BEC, Tenente-Coronel Aécio, se reuniu, nesta segunda-feira, com representantes do governo municipal, e obteve, ainda, a parceria das Polícias Militar e Rodoviária Federal, que se dispuseram, mesmo com pouco aparato, estarem a postos em caso de uma emergência.

“Nós temos um pequeno efetivo, não é de nossa competência esse trabalho em questão, contudo, nós entendemos, que em casos extremos, se há a necessidade de apoio humano, nós, como servidores públicos, como seres humanos, somos os primeiros que temos que nos dispor para ajudar com tudo o que estiver nas nossas condições. Por isso atendemos a esse chamado e nos colocamos à disposição do povo de Picos. Pedimos a Deus que não haja nada fora de controle e que a segurança de todos seja resguardada”, falou o inspetor da PRF, Natanael Araújo.

O Comandante do 3º BEC explicou ainda que a Operação Guaribas é uma ação que tem por objetivo revisar os danos já existentes, diminuir esses prejuízos deixados pela intensa chuva do dia 29, e prevenir das que estão por vir. Uma das ações foi a construção de uma valeta no bairro Ipueiras para drenagem de água que empoçava em duas ruas, deixando os moradores ilhados.

O secretário de Obras, Marlon Bezerra, enfatizou que o trabalho não parará até que o problema seja sanado, e que toda a atenção do grupo de Ação Emergencial, que desde o início também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e Secretarias de Defesa Civil, Meio Ambientes e Assistência Social do Estado, está voltada para as áreas mais críticas de Picos.