Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado 26, a IV Conferencia Municipal de Educação. A ação ocorreu nas dependências do Centro Educacional Maria Gil, no bairro Parque de Exposição e teve por finalidade, o debate amplo e pertinente ao contexto educacional, visando o avanço e a melhoria da Educação do município picoense.
Segundo analisa a Secretária Municipal de Educação, Noêmia Marques, esse é o momento propício para a discussão acerca da busca pela melhoria do Ensino Público em todas as suas vertentes.
“Esse é o momento das discussões. Momento de nós analisarmos onde podemos melhorar, para que a gente possa traçar novas metas e continuar avançando na qualidade do Ensino Público”, expressa a gestora.
Além das discussões em torno de uma melhoria educacional no âmbito municipal, a IV Conferencia Municipal de Educação de Picos, pretende alcançar planos específicos e eficazes no trato com a Educação, no caso dos planos PNE (Plano Nacional de Educação) e o PME (Plano Municipal de Educação), é o que aponta a Coordenadora de Educação de Picos, Rejane Anjos.
“Esse é o momento de escuta e de consulta à sociedade local, para construção de dois documentos importantes nós próximos dez anos, que são o PNE e o PME. Esse é o momento consultivo para as comunidades e municípios observarem as metas, e planejar o próximo para 2024 e 2034”, sublinha.
Autoridades municipais da Educação, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e representantes de entidades distintas, sejam elas, Conselho Tutelar entre outras, participaram da Conferência.
Na abertura dos trabalhos, a Coordenadora de Educação de Picos, Rejane Anjos, explanou acerca dos pilares educacionais vigentes. Em seguida, os educadores se dividiram em turmas distintas para debater metas relacionadas à Educação Municipal e suas aplicações práticas.
“O principal eixo em discussão é a evasão da escola por conta da Pandemia. Nossos alunos estão voltando, com fome de aprender e tudo isso precisa ser discutido”, relata a Supervisora de Ensino de Picos, Liliane Santos.
Fonte: Ascom