Por: Rawena Sousa
A Secretaria de Educação em parceria com a Saúde de Picos, realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma capacitação acerca do Calendário Básico de Imunização de Crianças e Adolescentes, tendo como público-alvo os diretores e Secretários das escolas municipais de Picos. O objetivo da ação se deu por conta da necessidade de ampliação da cobertura vacinal, além de auxiliar os gestores no encaminhamento das famílias aos serviços de saúde especializados.
A Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, contou sobre a importância dessa capacitação para os gestores e alunos da rede municipal de ensino, além de ressaltar a relevância da parceria com os demais órgãos municipais na realização de ações que beneficiam a população.
“Estamos fazendo essa capacitação sobre a busca ativa vacinal, de como esses gestores podem colaborar, detectando esse atraso no cartão de vacina. A Coordenadora de Imunização está orientando esses gestores de como proceder na hora que notarem se o cartão de vacina do aluno está atrasado. É mais uma ação em busca do selo, que é muito importante. Nós sabemos que temos um déficit muito grande com relação a meta da vacina, então a gente precisa correr atrás. É preciso dessa união de forças e trabalho em conjunto da Saúde e Educação, para que a gente possa aumentar os índices da vacinação”, explicou a Secretária de Educação.
Mariana Fontes, Coordenadora de Imunização do Município e Coordenadora Operacional do BAV, orientou acerca da importância de se ter o Cartão de Vacinação atualizado para que a erradicação de diversas doenças continue.
“Elaboramos alguns documentos para auxiliar os gestores na realização da matrícula, para saber se a vacinação das crianças está completa e em dias. No caso de não estarem, eles saberem para onde redirecionar essas crianças. Sabemos que só através da vacinação é que a gente vai manter a população livre de doenças que são imunopreveníveis. Essa parceria oferece também a Imunização nas escolas, facilitando mais ainda o acesso da população, aos pais que não precisam se deslocar até as UBS. A vacinação é um direito da criança e é importante estarmos desenvolvendo esse trabalho intersetorial que já vem acontecendo, mas que agora será ainda mais intensificado, entre Educação e Saúde”, relatou a Coordenadora.
Ainda segundo a Coordenadora de Imunização, é importante, também, que as crianças entendam o porquê de elas estarem tomando essas vacinas. Durante a Matrícula escolar e nas reuniões de pais e mestres serão abordados esses assuntos relacionados à necessidade da Imunização. No caso de recusa dos pais em relação à vacinação dos filhos, o Conselho Tutelar deverá ser acionado, pois esse é um direito fundamental de crianças e adolescentes, garantindo saúde e proteção a todas.
CCOM/PMP