A Secretaria de Educação de Picos inaugurou na manhã desta terça-feira (22) uma galeria com as fotos de todos os titulares da pasta desde que esta foi fundada. Segundo o secretário João de Deus Sousa, o objetivo é lembrar a memória das pessoas que lideraram a educação municipal desde quando esta ainda era um departamento e prestar-lhes uma homenagem.
João de Deus explicou que apenas após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996, foi instituído nos municípios a Secretaria de Educação. Antes disso era apenas um departamento. A galeria, contudo, trás as fotos de todos que contribuíram desde os anos 1960.
“É uma forma de reconhecer o trabalho de todos, alguns até já se foram, e outros estão vivos, e cada um trás a sua marca, a sua importância na sua gestão, no seu modo, a seu tempo, a sua maneira, mas cada um deixa o seu legado”, frisou João de Deus Sousa.
Atualmente a importância da Secretaria de Educação é inquestionável, detendo o segundo maior orçamento do Município. Para o ano que vem os recursos serão na ordem de R$ 60 milhões em números arredondados. Felizmente, a maioria dos servidores da Educação local na atualidade são concursados.
João de Deus frisou que o trabalho de pesquisa para a constituição dessa galeria foi realizado ao longo de duas semanas, sob a coordenação do professor mestre Higo Carlos de Menezes e da jornalista e assessora de comunicação da pasta Gilciene Monteiro.
Para o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (sem partido), que exerceu o cargo de Secretário de Educação entre 2013 e 2015, a galeria como uma forma de valorizar a história local. “João de Deus teve essa habilidade de resgatar essa história e torná-la conhecida de todo mundo”, declarou.
Em Picos, apenas o Palácio Coelho Rodrigues e a Câmara Municipal possuem galerias com as imagens dos prefeitos e presidentes do legislativo, respectivamente. A sede da 9° Gerencia Regional de Educação (GRE) também tinha a sua galeria com as imagens de todos os gestores quando possuía uma sede própria.