Dalila Pereira/Estagiária
Durante todo o primeiro semestre de 2020, as aulas da rede municipal de ensino de Picos estiveram suspensas devido a pandemia. No entanto, a Secretaria Educação de Picos esteve discutindo a elaboração do Plano de Ação Pedagógica, que busca a retomada das aulas conforme a realidade que se vivencia. O titular da pasta, João de Deus Sousa, explica o que está sendo levado em consideração para esse plano.
“Nossas expectativas, é que esse vírus nos permita viver. Que voltemos à normalidade o mais rápido possível, pois são muitas as dificuldades que todos nós estamos passando enquanto educadores, mas também as famílias e os alunos e a sociedade como um todo. A principal expectativa é que todos abracem as possibilidades, se utilizem das mais diversas ferramentas para que os alunos aprendam. Por isso, contamos com a colaboração de todos os envolvidos”, diz o secretário.
João de Deus comenta ainda que o plano de retomada das aulas da rede municipal requer bastante preparo dos professores, que desempenham um papel fundamental na construção da aprendizagem dos estudantes. Para isso, os educadores irão passar por um processo de formação e capacitação profissional com o intuito de iniciar o ano letivo em agosto.
“O plano contempla diversas possibilidades que precisam ser adotadas pela escola e também pelo professor. O professor tem um papel fundamental, nesse processo e nessa nova modalidade de ensino aprendizagem. Pois também é ele que deve estar aberto e preparado para acolher aos alunos, e minimizar ao máximo os efeitos e dificuldades que a pandemia nos trouxe. Então, precisamos reconhecer o papel das tecnologias digitais, que devem ser exploradas mais do que nunca”, ressalta o secretário de educação.