A Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, anunciou na manhã desta sexta-feira (05) a primeira escola em tempo integral do município. A Escola Municipal Padre Madeira, localizada no bairro Malva, receberá a estrutura necessária para manter os seus alunos durante todo o dia. Eles entrarão na escola às 7h00 e permanecerão até às 15h00. O serviço já será ofertado no início do período letivo de 2024.
De acordo com Noêmia Marques a ideia foi bem recebida pelos pais das crianças que já estudam nessa escola. Com isso, os estudantes ficarão ocupados ao longo de todo o dia, recebendo o conteúdo escolar tradicional além de reforço para as atividades educacionais. Eles terão direito a três refeições diárias.
A Secretária de Educação, Noêmia Marques, deu mais detalhes acerca do assunto.
“Foi uma pactuação que o Prefeito fez junto ao MEC e foi aprovada. Então, estaremos implantando essa escola de tempo integral, que vai atender desde o ensino infantil ao fundamental nos anos iniciais, com uma média de 230 alunos. Já foi construído todo um plano de ação para a escola. Além de um currículo normal, o aluno terá aulas de outras disciplinas, vai haver um complemento de modo que o aluno irá passar o dia (manhã e tarde) na escola”, destaca a gestora.
De acordo com Noêmia Marques, a Escola Cívico-Militar irá continuar em funcionamento, no entanto passará a ser de responsabilidade total do município picoense.
Sistema digital
A Secretária Noêmia Marques também comunicou novas medidas que serão adotadas pelas Escolas Municipais de Picos, com o objetivo de facilitar os processos educacionais para professores, pais e alunos que fazem parte da rede.
“Vamos implantar o sistema de vida escolar, juntamente com a Empresa de Consultoria HL. É um sistema de gerenciamento educacional, que vai trazer uma flexibilidade e agilidade aos processos gerenciais. Além do diário, na hora que o aluno entrar na escola, o pai vai receber um comunicado no celular, através de leitor de código de barra. Será implantado em 100% das escolas da rede. Vai facilitar o trabalho dos professores que irão preencher o diário pelo próprio celular e dar garantia às famílias que as crianças estão dentro das escolas. Teremos uma visão mais clara da rede de educação”, informou.