A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Picos, chefiada por Marcos Buriti, demarcou 109 pontos na feira livre de frutas e verduras sediada na Praça Valquíria Monteiro Neiva Eulálio, no bairro Junco, na quinta-feira (11). O trabalho teve início às 13h e se estendeu até as 23h. A feira do Junco acontece tradicionalmente aos domingos.
Com isso, Marcos Buriti informou que foi encerrado o trabalho de demarcação e organização das feiras livres da cidade, cujo processo teve início pela feira de confecções na Praça Justino Luz, seguindo para a feira de frutas e verduras da Praça Matias Olímpio.
A secretaria tem dado sequência ao cadastramento dos feirantes. Dessa forma, tem identificado pontos vagos e cedido para pessoas que querem trabalhar. Marcos Buriti informou que já tem realizado conversações com os bancos locais no sentido de garantir crédito para os feirantes, uma vez que o momento é de crise financeira geral no país.
Ele também tem atendido as demandas dos feirantes na sede da secretaria, que fica localizada no Shopping do Povo, que possui saída para as Ruas Monsenhor Hipólito e São Francisco. O secretário disse que é do seu interesse fortalecer aquele espaço também para que as vendas aumentem.
A demarcação e reorganização da feira livre foi uma determinação do Ministério Público Estadual do Piauí (MPPI). Ainda em 2019 havia sido assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a prefeitura da época, mas que só agora, na nova gestão, foi cumprido.
Uma vez que esse processo de demarcação foi encerrado, Marcos Buriti informou que as metas estão organizar o comércio local, segundo o Código de Postura do Município, e atrair mais empresas para Picos.