A Secretaria de Defesa Civil de Picos está dando sequência ao trabalho de poda das árvores da cidade mesmo com as críticas que tem partido da população e também de vereadores. Na manhã desta quinta-feira (18) o trabalho estava sendo realizado na Av. Severo Eulálio. Na sessão realizada na Câmara Municipal no dia 11 de fevereiro, tanto o líder da oposição, vereador Hugo Victor (MDB), quanto o líder da situação, vereador Filomeno Portela (Progressistas), concordaram que o trabalho deveria ser feito de outra forma. A principal observação levantada se dá pelo fato dos galhos serem quase que completamente cortados.
Nós procuramos o titular da pasta, João Araújo, para comentar porque o trabalho está se dando dessa forma.
João Araújo explicou que as árvores que passaram pelo serviço de poda primeiro já estão folhando, e que nos últimos oito anos, o Nim Indiano, que se observa nas vias públicas de Picos, não teve o tratamento adequado. Ele afirmou que o trabalho está sendo realizado da forma como deve ser feito.
João Araújo disse ainda que os galhos das árvores de Nim precisavam ser aparadas tendo em vista que estavam atingindo os fios elétricos.
Ao longo dos últimos anos o Nim Indiano, que não é típico da nossa região, se disseminou, mas na atualidade já há quem peça a substituição dessas árvores por plantas nativas. João Araújo afirmou defender o Nim por ser uma árvore frondosa, e que as plantas do nosso meio ficariam bem às margens do rio Guaribas.
Ele disse que tem reuniões a serem realizadas com a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fátima Sá, para tratar sobre assunto.