DestaquesGERAL

“Se não souber nadar e não conhecer o lugar, não confiem na parte rasa”, Tenente Hamylton sobre riscos de afogamento

Foto: 180graus

Na última sexta-feira (12) um jovem veio a óbito após mergulhar no Riacho Sucavão, no município de Paquetá do Piauí. O Corpo de Bombeiros de Picos chegou a ser acionado, mas antes que os mergulhadores chegassem no local, amigos e familiares da vítima localizaram o jovem já sem vida. O comandante da unidade, tenente Hamylton, alerta as pessoas que vão desfrutar de um momento de lazer como esse a não confiarem nem nos lugares que dão pé, uma vez que o relevo tende a ser acidentado.

“As pessoas que frequentam o meio aquático, que evitem adentrar se não conhecerem o local, principalmente se não souberem nadar, não confiar naquela parte rasa, pois, querendo ou não, a nossa hidrografia tem altos e baixos, a pessoa vai andando e cai em um buraco”, frisou.

O comandante alertou para o perigo de animais peçonhentos, especialmente serpentes, que entram em locais com água. Ele fala ainda sobre os riscos envolvendo bebidas alcoólicas (não foi esse o caso do óbito no Paquetá), pois os movimentos e reflexos ficam lentos favorecendo o afogamento.

Há ainda recomendações para evitar mergulhos em locais desconhecidos, podendo o banhista sofrer um impacto e não conseguir voltar a superfície. “Evitem banhos nesses locais, especialmente nessa época, se não tiver salva-vidas, evitem entrar nos meios aquáticos, e evitem levar os filhos, ou é diversão dos filhos ou dos pais”, comentou.

Riacho Sucavão, em Paquetá