Visando melhorar o acesso as informações e acessibilidade do público aos serviços relacionados as reabilitações, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, realizou na manhã desta segunda-feira (11), uma reunião para apresentar o fluxograma relacionado a oferta de serviços de reabilitação da Clínica Santa Ana para gestores municipais, pertencentes aos territórios dos Vales do Guaribas, Sambito e Canindé. O encontro aconteceu no Auditório do PREMEM.
De acordo com a Coordenadora da Pessoa com Deficiência, Emanuelle Reis, a reunião teve como objetivo, facilitar o acesso das pessoas com deficiência, e assim explicar para os gestores representantes de cada Município o fluxograma da oferta dos serviços oferecidos pela Clínica Santa Ana.
“Então, a gente vai estar explicando esse fluxograma, onde a pessoa com deficiência passa pela UBS, pega o encaminhamento e vai fazer a triagem, passam por uma equipe multidisciplinar de profissionais dentro do Centro de Reabilitação da Clínica Santa Ana, e de lá é feito todo serviço de reabilitação, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e psicólogo ”, explicou a coordenadora.
A Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, esteve presente no encontro e destacou que a reunião é muito importância para que a Clínica Santa Ana atinja as metas nos atendimentos.
“Hoje nós como gestores da macrorregião nos sentimos responsáveis de certa forma para estar chamando os Municípios para estarmos repassando e reforçando que este serviço realmente é importante para nosso município, e a nossa contribuição para que tudo isso se resolva é justamente fazendo essa reunião. Estamos passando informações para eles sobre o sistema. Então vamos passar essas informações para que os municípios possam estar captando esses pacientes para enviar para a Clínica Santa Ana para nós conseguirmos atingir essas duas metas que estão faltando”, destacou a Secretária de Saúde.
SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DE ATENDIMENTOS
A Secretária de Saúde, Tatiane Gil, destacou ainda que os atendimentos suspensos relacionados a Clínica Santa não é de responsabilidade da SMS. A suspensão dos serviços auditivos e visuais ocorreu devido à falta de demanda para cumprir o quadro de metas a serem atingidas mensalmente. Contudo, a gestora frisa que a SMS tem estado a disposição para ajudar no processo de sanar esses problemas para que os atendimentos voltem a normalidade.
CCOM/PMP
Por: Daniel Holanda