DestaquesMunicípios

Santana do Piauí fica na posição de número 149 em ranking de programa de financiamento da saúde

Santana do Piauí - Foto: CidadesnanetSantana do Piauí - Foto: Cidadesnanet

O Município de Santana do Piauí ficou na posição de número 149 no ranking do programa Previne Brasil, que prevê um novo modelo de financiamento de Atenção Primária à Saúde (APS). O desempenho de Santana em porcentagem, segundo resultado divulgado pelo Ministério da Saúde, foi de 42.20%, bem abaixo da posição alcançada por outros municípios da região.

No Piauí, apenas 36 dos 224 municípios conseguiram ultrapassar os 70%, porcentagem considerada boa/excelente. Só o município de Landri Sales, localizado a 375,6 km de Teresina, atingiu 90.60%.

O programa Previne Brasil foi instituído pelo governo federal através da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. 

Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

O objetivo dessa proposta é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária à Saúde, bem como o vínculo entre população e equipe, tendo base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.