As eleições para a escolha da nova diretoria do SINDSERM de Picos acontecem no dia 20 de janeiro. Duas chapas estão disputando o cargo, e nós do Boletim do Sertão conversamos com as duas candidatas a presidente para saber quais as suas propostas para o sindicato e os servidores públicos municipais. A representante da Chapa 1 – “Renovar e avançar sempre, retroceder jamais!”, professora Edna Moura, que é atual vice-presidente, informou que decidiu disputar novamente a presidência do sindicato a pedido dos sindicalizados e demais lideranças, que disseram necessitar da sua colaboração e compartilhamento da experiência nas lutas em favor dos direitos trabalhistas.
Edna é formada em letras e pedagogia, possuindo mestrado em Educação, e experiência de 15 anos como docente do ensino superior, atualmente ela é docente efetiva da Uespi – Campus Professor Antônio de Barros Araújo e pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Picos. A sindicalista disse que é a favor do revezamento do poder, mas aceitou participar de mais um processo eleitoral uma vez que sempre foi militante social e sindical, destacando os pedidos que lhe foram dirigidos.
O seu ingresso como liderança no SINDSERM se deu em 2012 como vice-presidente de Glauber Silva. Quando ele foi convidado para assumir um cargo na administração do então prefeito Kléber Eulálio, Edna se tornou presidente. Em 15 de janeiro de 2015 ela disputou a reeleição e obteve êxito, permanecendo no cargo até o final do mandato, em 2018, quando fez a sucessora, atual presidente Lenice Sales.
“O grupo, em unanimidade, em reunião, disse que meu nome era o mais apropriado no momento, capaz de ajudar, de formar um grupo mais coeso e mais forte, e me pediram que eu tentasse mais uma vez e deixasse um legado maior para o sindicato, esse é meu propósito”, declarou.
Edna destacou os avanços do SINDSERM nos últimos dez anos, com a conquista da autonomia, crescimento em número de filiados, constituição de uma sede própria, aquisição de um terreno para construção de um auditório, investimento em um terreno para construção de um clube posteriormente, além da organização jurídica e comunicacional.
Confira algumas das propostas da Chapa 1:
- Progressão dos servidores de todas as categorias;
- Criação de um site de consulta online do tempo de contribuição dos servidores;
- Estabelecimento de um calendário de férias para os servidores;
- Parcerias com outros sindicatos;
- Reativar a união sindical do Vale Guaribas, buscando parceria com o SINTE-PI para assegurar uma casa de apoio para os servidores;
- Executar o projeto do auditório;
- Manter as denúncias das possíveis irregularidades praticadas pela administração municipal;
- Cobrar a atualização por parte da Prefeitura Municipal do Portal da Transparência;
- Cobrar o cumprimento da lei de reajuste salarial aprovado em 2013;
- Qualificação contínua dos servidores com certificação;
- Constituição do contracheque online para os servidores;
- Revisão do plano dos servidores da Saúde e Educação;
- Cobrança do pagamento em dias.
Como o tempo para a campanha é curto, uma vez que as duas chapas tinham até o dia 05 de janeiro para o registro e o pleito já acontece no dia 20, Edna afirmou que mesmo em meio às lutas atuais, está conversando diretamente com os leitores. “Vamos nos mobilizando nas redes sociais, conversando com as pessoas, visitando as pessoas, pedindo apoio das pessoas que conhecem o nosso trabalho e confiam, estamos tentando mais uma vez para quem sabe poder ajudar mais ainda”, declarou.
Edna Moura deixou uma mensagem para os eleitores:
Chapa 1 completa