Um dos nomes que esteve em campo no título do Flamengo no Mundial sub20 foi revelado pela equipe piauiense do Picos.
O volante João Victor Alves, de 19 anos, nasceu no interior do Pernambuco, em São João do Capibaribe, mas foi graças a rápida passagem pelo Picos em 2022 e uma ajuda o lateral Renê, do Internacional e nascido em Picos que chegou o clube Rubro-Negro e no último sábado fez história ao conquistar o título inédito para base ao vencer o Olympiacos-GRE por 2 a 1.
João Victor disputou 15 jogos na atual temporada, contribuindo com o Flamengo para os títulos da Copa Libertadores e Mundial Sub-20. Na final do torneio intercontinental, contra o Olympiacos, foi titular. A partida aconteceu no Maracanã.
No Picos, o volante disputou apenas um Campeonato Piauiense na categoria sub-17 e logo em seguida o lateral Renê, conseguiu teste para João Victor na base do Flamengo e desde então ele integra o time da Gávea. Quem trabalhou diretamente com João Victor foi o técnico Felipe Silva, ex-Picos e que hoje está à frente do Flamengo do Piauí.
“João tinha desistido da bola, do futebol. Ele chegou até o Picos através de um preparador físico que é amigo de Renê e ele (Renê) chamou para ajudar a gente no trabalho com a base, ele é natural da cidade de João e trouxe ele junto meio que para ajudar. Eu perguntei se ele jogava, ele disse que tinha deixado o futebol e estava apenas estudando, insisti junto ao Renê e ele ficou no sub-17, com pouco tempo fez o teste no Flamengo e agora graças a Deus está muito bem”, lembrou Felipe Silva.
Além do próprio time do Picos, o atleta fez todo um acompanhamento no ano de 2022 a parte na Escolinha de formação R6, que também fica na cidade do Mel, no Piauí.
O elenco sub-20 do Flamengo é comandado pelo ex-lateral esquerdo Filipe Luís. Esse foi o primeiro título do treinador na categoria. João Victor ainda disputa mais duas competições neste ano – Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Cidade Verde