DestaquesGERAL

Resultado do descarte de lixo em dias e horários inapropriados

Jailson Dias

A visão registrada nessa foto é bem comum em Picos. Ela foi tirada na manhã desta terça-feira (14) nas imediação do Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) – Marcos Parente de Picos, na entrada do bairro Ipueiras. Não era possível ver pelo que exatamente o bando de aves estava lutando, mas com as sacolas plásticas nas imediações não é difícil deduzir que se trata de lixo provavelmente descartado em dia e horário inapropriado.

Há vários pontos assim na zona urbana da cidade, o que obriga os donos de muros e calçadas escreverem nas paredes que é proibido jogar lixo nesses locais.

Embora a limpeza pública seja da alçada do município, é muita irresponsabilidade achar que apenas os servidores que cuidam dessa área darão conta do trabalho A responsabilidade pela manutenção da limpeza da cidade cabe a todos os cidadãos, conceito há muito debatido. Contudo, parece muito difícil entender a partilha dessa obrigação, atribuindo a culpa apenas aos poderes público.

Há dia e horário para que o caminhão do lixo passe em cada rua e bairro e recolha o material descartado, e mesmo assim muitas pessoas costumam deixar sacolas com material orgânico nas calçadas de casas, ou mesmo se desfazer delas em locais como a calçada do Marcos Parente. O resultado se traduz nessas imagens, muitos urubus lutando pelos restos, isso quando os cachorros, que correm pelas ruas de Picos em matilhas, não chegam primeiro.

Assim, não há que dê conta, e muitos contribuem para que a visão de uma cidade limpa esteja em um horizonte longínquo.